Saúde
Prefeitura intensifica a vacinação contra o HPV no município
Campanha ocorre junto a de imunização contra o sarampo e ressalta que as duas vacinas estão disponíveis durante todo o ano na rede pública de saúde
Infocenter -
Devido à baixa cobertura, a prefeitura de Pelotas, através da Secretaria de Saúde (SMS), vai intensificar a vacinação contra o HPV no município. A partir desta segunda-feira (10), meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos podem ir ao Centro de Especialidades ou a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para se imunizarem contra a doença.
A orientação é do Ministério da Saúde (MS) e busca prevenir, principalmente, o câncer de colo de útero, boca, garganta e ânus. Conforme o MS, o HPV é uma doença causada pelo papiloma vírus humano. A infecção, transmitida sexualmente ou por contato pele a pele, causa cânceres e verrugas genitais, atingindo homens e mulheres.
A faixa etária definida para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus. São necessárias duas doses da vacina, com intervalo de seis meses entre uma e outra. A campanha contra o HPV ocorre com a do sarampo, que vai até 13 de março Ambos os imunizantes estão disponíveis, durante todo o ano, na rede pública de saúde.
Sarampo
No sábado, ocorre o “Dia D” de imunização contra o sarampo, quando as UBSs da zona urbana e o Centro de Especialidades abrirão das 8h às 17h, e as da zona rural funcionarão das 8h às 16h30min. A ação contra o sarampo é voltada a crianças e jovens, com idades de 5 e 19 anos, que tenham recebido apenas uma ou nenhuma dose da vacina, o que é considerado um esquema incompleto de vacinação.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário